Bocalarga... DICENTRARCHUS LABRAX - Ou ROBALO como é conhecido na gíria, tem ainda na linguagem dos pescadores lúdicos outros nomes (bocalarga, cabeçudo,barrote, etc.). É um peixe predador de formato alongado, com o dorso escuro (cinza-prateado) e o abdómen esbranquiçado, os opérculos possuem dois espinhos cada e uma mancha escura recuada. Tem uma boca larga provida de dentes pequenos e finos sendo a mandíbula inferior ligeiramente proeminente. Pode atingir um metro de comprimento e doze kilogramas de peso, as fêmeas desenvolvem-se mais depressa que os machos. Esta espécie vive em águas costeiras até uma profundidade aproximada de cem metros, encontra-se não só em mar aberto como em estuários e rios, uma vez que suporta bem variações de salinidade e temperatura. Gosta de águas agitadas e bem oxigenadas onde fica mais activo. Tem uma alimentação variada desde crustáceos, moluscos, cefalópodes e todo o tipo
de outos peixes. Durante o periodo juvenil forma cardumes, em adulto normalmente é um peixe solitário juntando-se em cardume apenas no periodo da reprodução. No atlântico a maturidade sexual é atingida nos machos aos dois anos (23 a 30cm) e nas fêmeas aos 3 anos (31 a 40cm). A captura desta espécie é permitida por lei a partir dos 32cm.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

New Record !

No final de mais um dia de trabalho, para alguns... insistiu-se numa pescaria ao cair do dia, enquanto elas andam por lá. As amostras, completamente esgotadas, quer brancas, rosa, verdes, vermelhas, amarelas, azuis ... e nada, mas no cair do Sol o Zé, com a sua "sandrinha", fisgam esta bela corvina com exatamente 15,7 kg. Este belo exemplar foi, provavelmente o maior do dia, pelo menos no nosso barco !!! Quanto à questão da Camaradagem... exemplar.

terça-feira, 11 de junho de 2013

No dia seguinte... menos bacalhau!

Com um grande vicio depois da pescaria de ontem, voltámos ao "local do crime" e passado o dia viemos nos aperceber que a altura ideal para a captura das mesmas seria ao final da tarde. Apesar disso e com um grandes sustos numa bicada na zagaia e uma outra numa iscada viva!!! que até deixou marcas na cauda do xixito, o Zé com a "Sandra" e sem fezada nenhuma, foram capturar este belo exemplar de 9 kg, mesmo no final da jornada... 

Os bacalhaus do TEJO

Após grande insistência e determinação na captura destes belos exemplares, como é habitual e de grande mestria, o Tozinho capturou este belo exemplar de 15 kg.
Nesta pescaria ainda foram capturada uma de especial relevo com 3 .750kg. A preparação em vinil, canas e aptidão, para não falar da sorte estiveram no sucesso desta grandiosa jornada, onde, apesar de tudo foram de grande sucesso entre os companheiros. Mesmo entre uma grande dentada fisgada na cana do nosso companheiro Carlos Marques que abriu o anZol!!!
 

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Auratas...

Após mais uma jornada de pesca a bordo do bocalarga, lá para os lados de "Beja", fomos capturar estas belas Auratas, de bom porte e na casa dos 2 kg, onde e como é habitual, foram casa cheia para o Lucky Tó. Salientar a capacidade de insistência de todos os intervenientes que através de um belo final de tarde, somente obtivemos sorte no período da manhã... enchente!
O Chino 4 é o anzol ideal para a captura destas belezas e acompanhados por um fluorcarbon de 0,45 em estralho de uma braça.