Bocalarga... DICENTRARCHUS LABRAX - Ou ROBALO como é conhecido na gíria, tem ainda na linguagem dos pescadores lúdicos outros nomes (bocalarga, cabeçudo,barrote, etc.). É um peixe predador de formato alongado, com o dorso escuro (cinza-prateado) e o abdómen esbranquiçado, os opérculos possuem dois espinhos cada e uma mancha escura recuada. Tem uma boca larga provida de dentes pequenos e finos sendo a mandíbula inferior ligeiramente proeminente. Pode atingir um metro de comprimento e doze kilogramas de peso, as fêmeas desenvolvem-se mais depressa que os machos. Esta espécie vive em águas costeiras até uma profundidade aproximada de cem metros, encontra-se não só em mar aberto como em estuários e rios, uma vez que suporta bem variações de salinidade e temperatura. Gosta de águas agitadas e bem oxigenadas onde fica mais activo. Tem uma alimentação variada desde crustáceos, moluscos, cefalópodes e todo o tipo
de outos peixes. Durante o periodo juvenil forma cardumes, em adulto normalmente é um peixe solitário juntando-se em cardume apenas no periodo da reprodução. No atlântico a maturidade sexual é atingida nos machos aos dois anos (23 a 30cm) e nas fêmeas aos 3 anos (31 a 40cm). A captura desta espécie é permitida por lei a partir dos 32cm.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Grade... neste caso balde vazio!!!

Apesar das condições adversas à prática de pesca desportiva, lá fomos para mais uma jornada, com o Zé e o Tózinho, na Roca. Insistiu-se no mesmo spot e o Zé no primeiro lançamento apanhou um sargo… o Tózinho foi fisgando um seguido do outro e entre os 400-600g foram 5 no total. Salvaguardar a quantidade de peixe sentido, apesar do verdadeiro “mamar” dos sargos por estas bandas. Muito sabidos, “eles darem… darem, mas levarem que se fartarem…” (provérbio do Tózinho), apesar de estar a pescar com 0,25 fluocarbon… mais uma manhã bem passada.

Sem comentários: