Bocalarga... DICENTRARCHUS LABRAX - Ou ROBALO como é conhecido na gíria, tem ainda na linguagem dos pescadores lúdicos outros nomes (bocalarga, cabeçudo,barrote, etc.). É um peixe predador de formato alongado, com o dorso escuro (cinza-prateado) e o abdómen esbranquiçado, os opérculos possuem dois espinhos cada e uma mancha escura recuada. Tem uma boca larga provida de dentes pequenos e finos sendo a mandíbula inferior ligeiramente proeminente. Pode atingir um metro de comprimento e doze kilogramas de peso, as fêmeas desenvolvem-se mais depressa que os machos. Esta espécie vive em águas costeiras até uma profundidade aproximada de cem metros, encontra-se não só em mar aberto como em estuários e rios, uma vez que suporta bem variações de salinidade e temperatura. Gosta de águas agitadas e bem oxigenadas onde fica mais activo. Tem uma alimentação variada desde crustáceos, moluscos, cefalópodes e todo o tipo
de outos peixes. Durante o periodo juvenil forma cardumes, em adulto normalmente é um peixe solitário juntando-se em cardume apenas no periodo da reprodução. No atlântico a maturidade sexual é atingida nos machos aos dois anos (23 a 30cm) e nas fêmeas aos 3 anos (31 a 40cm). A captura desta espécie é permitida por lei a partir dos 32cm.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Carta aos Peixes...

Caríssimos, Peixes

Após várias investidas, no sentido de estabelecer algum contato com vossas excelências, não obtive nenhuma resposta da vossa parte. Neste sentido, quero cortar relações porque… SE ISTO É PEIXE, ANTES QUERO CARNE!?

Este blog somente terá desenvolvimentos, caso os peixes se RENDAM.

Pesados cumprimentos,

Sem comentários: