Bocalarga... DICENTRARCHUS LABRAX - Ou ROBALO como é conhecido na gíria, tem ainda na linguagem dos pescadores lúdicos outros nomes (bocalarga, cabeçudo,barrote, etc.). É um peixe predador de formato alongado, com o dorso escuro (cinza-prateado) e o abdómen esbranquiçado, os opérculos possuem dois espinhos cada e uma mancha escura recuada. Tem uma boca larga provida de dentes pequenos e finos sendo a mandíbula inferior ligeiramente proeminente. Pode atingir um metro de comprimento e doze kilogramas de peso, as fêmeas desenvolvem-se mais depressa que os machos. Esta espécie vive em águas costeiras até uma profundidade aproximada de cem metros, encontra-se não só em mar aberto como em estuários e rios, uma vez que suporta bem variações de salinidade e temperatura. Gosta de águas agitadas e bem oxigenadas onde fica mais activo. Tem uma alimentação variada desde crustáceos, moluscos, cefalópodes e todo o tipo
de outos peixes. Durante o periodo juvenil forma cardumes, em adulto normalmente é um peixe solitário juntando-se em cardume apenas no periodo da reprodução. No atlântico a maturidade sexual é atingida nos machos aos dois anos (23 a 30cm) e nas fêmeas aos 3 anos (31 a 40cm). A captura desta espécie é permitida por lei a partir dos 32cm.
de outos peixes. Durante o periodo juvenil forma cardumes, em adulto normalmente é um peixe solitário juntando-se em cardume apenas no periodo da reprodução. No atlântico a maturidade sexual é atingida nos machos aos dois anos (23 a 30cm) e nas fêmeas aos 3 anos (31 a 40cm). A captura desta espécie é permitida por lei a partir dos 32cm.
terça-feira, 24 de setembro de 2013
Passeio até à foz...
sexta-feira, 13 de setembro de 2013
Bocalargas a bordo!
No passado fim de semana com uma aposta nas triplas, verificou-se uma alteração preponderante na pesca do Tejo. Altura das marés muito elevada, com marés muito grandes a revelam-se muito pouco produtivas para a captura de qualquer tipo de peixe, bem como a cor da água. Esta encontrava-se muito escura e barrenta, levando a uma actividade muito baixa até na área dos xixitos! Apesar disso capturaram-se estas belas rabetas na ordem de 1,5kg e bocalargas de 1,2 kg. O casulo é um isco de eleição, mas o choco revelou-se também bastante vantajoso.
segunda-feira, 2 de setembro de 2013
Douradinhos!? Capitão Iglo...
Também, importa mencionar a perda de 3 bons exemplares que desferraram em virtude do Zézinho estar a pescar com os seus 5/0 e... as meninas gostarem de estar a mamar!
sexta-feira, 23 de agosto de 2013
Vejam lá se encontram o Pargote?
Apesar das reportagens não terem sido abundantes, durante o período de férias, julgo conveniente fazer referência a esta pescaria de uma série de amigos: Zé Maria, António Henrique, Alexandre, Araújo e Eu, num dia de nevoeiro cerrado, lá para os lados da costa portuguesa!!! o bom ambiente a bordo do Bocalarga com uma série de duplas e triplas, levaram a um desfecho como este que apresento.
A utilização do camarão descascado e em sal, foram determinantes para está manhã muito bem passada.
Receita: As cavalas bem salgadas e depois cozidas com um pé de coentros, casca de limão, alho e uma cebolinha... delicia.
PS. não tentem contar porque vão se perder!? :-)
PS. não tentem contar porque vão se perder!? :-)
quinta-feira, 13 de junho de 2013
New Record !
terça-feira, 11 de junho de 2013
No dia seguinte... menos bacalhau!
Os bacalhaus do TEJO
Após grande insistência e determinação na captura destes belos exemplares, como é habitual e de grande mestria, o Tozinho capturou este belo exemplar de 15 kg.
Nesta pescaria ainda foram capturada uma de especial relevo com 3 .750kg. A preparação em vinil, canas e aptidão, para não falar da sorte estiveram no sucesso desta grandiosa jornada, onde, apesar de tudo foram de grande sucesso entre os companheiros. Mesmo entre uma grande dentada fisgada na cana do nosso companheiro Carlos Marques que abriu o anZol!!!
quinta-feira, 6 de junho de 2013
Auratas...
Após mais uma jornada de pesca a bordo do bocalarga, lá para os lados de "Beja", fomos capturar estas belas Auratas, de bom porte e na casa dos 2 kg, onde e como é habitual, foram casa cheia para o Lucky Tó. Salientar a capacidade de insistência de todos os intervenientes que através de um belo final de tarde, somente obtivemos sorte no período da manhã... enchente!
O Chino 4 é o anzol ideal para a captura destas belezas e acompanhados por um fluorcarbon de 0,45 em estralho de uma braça.
segunda-feira, 29 de abril de 2013
Pescaria ao Choco FFRRito!
De volta ao local de eleição para a pesca do choco, na companhia do nosso GRANDE AMIGO... João "Sexy" Miranda, com um tempo espetacular, apesar da minha engodadela!!! voltou-se a capturar alguns exemplares para o jantar, dos quais esta lula que o Tozinho fisgou com a sua toneira pintada com o verniz da esposa!? Será sempre de relembrar que, apesar de ser sempre a dividir!? alguns andam a sustentar a casa de outros... :-) Grande abraço.
segunda-feira, 15 de abril de 2013
Olh´ó Choco!!! Na estreia de um companheiro de pescarias, Carlos Marques, levou-nos até Setúbal para a 1ª pescaria do Bocalarga a esta espécie. O dia começou cedo com o avistar de uma série "enorme" de embarcações à rola... a técnica foi apurada e com uma série de "pinceladas" lá fomos rindo pelos jactos de tinta projectados pelo animal... Um grande dia, uma boa pesca e uma companhia magnifica. 4 Palhaços, dentro e fora de água, tornaram numa pescaria... definitivamente a repetir. O lugar na Proa, para a próxima, é meu!?
Subscrever:
Mensagens (Atom)