Bocalarga... DICENTRARCHUS LABRAX - Ou ROBALO como é conhecido na gíria, tem ainda na linguagem dos pescadores lúdicos outros nomes (bocalarga, cabeçudo,barrote, etc.). É um peixe predador de formato alongado, com o dorso escuro (cinza-prateado) e o abdómen esbranquiçado, os opérculos possuem dois espinhos cada e uma mancha escura recuada. Tem uma boca larga provida de dentes pequenos e finos sendo a mandíbula inferior ligeiramente proeminente. Pode atingir um metro de comprimento e doze kilogramas de peso, as fêmeas desenvolvem-se mais depressa que os machos. Esta espécie vive em águas costeiras até uma profundidade aproximada de cem metros, encontra-se não só em mar aberto como em estuários e rios, uma vez que suporta bem variações de salinidade e temperatura. Gosta de águas agitadas e bem oxigenadas onde fica mais activo. Tem uma alimentação variada desde crustáceos, moluscos, cefalópodes e todo o tipo
de outos peixes. Durante o periodo juvenil forma cardumes, em adulto normalmente é um peixe solitário juntando-se em cardume apenas no periodo da reprodução. No atlântico a maturidade sexual é atingida nos machos aos dois anos (23 a 30cm) e nas fêmeas aos 3 anos (31 a 40cm). A captura desta espécie é permitida por lei a partir dos 32cm.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Bom Natal e Feliz Ano Novo de 2012

Caros amigos,

Quero desejar a todos, as melhores festas natalícias e que o ano de 2012 seja "farto" em peixe e pescarias, um grande abraço.

domingo, 4 de dezembro de 2011

Jornada de Pesca no Rogil

Nas maiores marés do Ano... dah, um grupo de bons "vivans" aproveitaram o facto da greve geral, para iniciarem uma jornada de pesca, lá para os lados do Rogil, entre os quais: o Zé, João Miranda, Pitinha e o restante para essencialmente, visto não termos apanhado nada de registo, encherem a barriga de comida. Resta-me salientar o melhor destes momentos de companheirismo. Assim quem é que precisa de pesca!!! (Zé na próxima tens de ficar na foto)

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Tozinho numa Embarcada

No passado dia 26 o Tozinho foi numa embarcada para Peniche e capturou além de uma arca de 35 litros cheia de sargos e besugos, estes dois belos exemplares: Pargo com 2,4 kg e Sargo Veado com 1,3 kg. Parabéns pela pescaria... e não se esqueçam do jantar no dia 7 de Dezembro - Quarta-feira, em minha casa pelas 18h30. Até lá... boas pescarias! 

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Diretamente do local...

Na abertura desta vaga de mar levante, em cima do momento, juntamente com o Zé e o Tozinho de folga, fomos fisgar uns Sargos, todos de porte exemplar... Tozinho, aproveito para desejar as melhoras!?

sábado, 12 de novembro de 2011

Noitada na Ericeira

Na passada quinta feira fomos para a Ericeira, o mar apresentava algumas condições favoráveis, maré a encher pelas 20h30... canas na águas... Inicialmente o spot apresentava pouco água até que pela meia maré obtivemos alguns toques. O João Miranda capturou um Bocalarga de 2,8 kg e o Zé um Safio tb de médio porte, apesar de dois ferrados que fugiram. Eu obtive um, granda toque, onde um anzol 5/0 não ferrou!!! Provavelmente seria algum DINOSSAURO?

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Pescaria dos Reformados...

Numa de ninguém saber... os nossos reformados... Zé e JOÃO MIRANDA, deram uma fugida lá para os lados da costa vicentina para nos presentearem com esta bela pescaria de bocalargas e uma dourada de bom porte. Seria importante que na próxima alguns "garganeiros" não sabotassem as fotos dos outros!? Os meus parabéns pessoal.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Parguito...

Apesar da fraca existência de peixe pelas nossas águas, parece que "alguns" continuam a quebrar esse facto, como este Pargo com 2,5 Kg que o Zé apanhou no barco para os lados da Ericeira no passado dia 23. Os meus "PARABENS" para ele... estás perdoado!?

domingo, 9 de outubro de 2011

Amanhecer na ADRAGA...

Após várias pescarias sem sucesso, fomos realizar o amanhecer na praia da Adraga em Sintra. O Zé, o Tozinho e o "caloiro" Rui Almeida... The CableGuy!? Alvorada pelas 4h00 e maré cheia às 7h00, o Zé capturou dois exemplares na ordem das 500g-600g e os restantes uma bela noite de sono perdida. Ficou para todos um bonito nascer do sol que à muito não viam. (Tozinho a próxima será de dia e para o nosso... SPOT).

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Carta aos Peixes...

Caríssimos, Peixes

Após várias investidas, no sentido de estabelecer algum contato com vossas excelências, não obtive nenhuma resposta da vossa parte. Neste sentido, quero cortar relações porque… SE ISTO É PEIXE, ANTES QUERO CARNE!?

Este blog somente terá desenvolvimentos, caso os peixes se RENDAM.

Pesados cumprimentos,

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Pescaria embarcada

A 1ª pescaria embarcada da época de verão levou-me com o Zé Maria, Araújo (Profissional de Pesca) e o André a uma "engodadela" a Norte da Foz de Milfontes. Sargos de dose e em quantidades reduzidas, fizeram as delicias dos intervenientes, apesar do forte ambiente ruidoso a bordo "blábláblá", todos ficaram satisfeitos pela mesma. Tempo instável e de neblina matinal estão a fazer deste mês de agosto, mais uma prova das variações climáticas verificadas ao longo do ano. Um abraço ao Zé Demétrio que se encontra numa jornada de pesca no Pico - Açores (tb fraca).

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Alvoreão, Valente mas pouco...

Apesar das condições adversas e verificadas no passado fim de semana, fomos tentar apanhar uns sargos no pesqueiro Valente - Alvoreão, Zambujeira do Mar. Águas lusas e com muita força de fundo, vento nortada e um pouco de limo nas águas, foram estas condicionantes que levaram à apanha de, somente, 3 sarguitos pró almoçinho!

terça-feira, 14 de junho de 2011

Banhos de Sol...

No passado dia 10, pelas 5h00 lá fomos acordá-los prós lados da Ericeira, maré a encher e boias na água… nada… mais nada… sol de tostar e um mar de azeite, aguas um pouco lusas e eu com o Tózinho e o meu sogro já fartos daquilo e com um sargo para cada um… entretanto montei a cana de surf casting, anzol n.º 5/0, meia sardinha no anzol e ZÁS! Resultado um bocalarga com 1,3kg… perdido com certeza, porque não deu mais nada.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Noite bocalargas

A última pescaria foi “custosa”, mas depois de sondar um sítio futuro e de grandes condições, lá fomos parar a uma praia de Sintra. Inicialmente sem condições mas… o vento parou e o mar caiu, ficando com umas condições excelentes. Local de sargos, levaram-nos, visto estar com o Zé e o João Miranda, a fazer uma engodadela. No final capturámos estes belos bocalargas de: 3,4kg, 1,7kg e 900g. Fica como registo dois perdidos que partiram o fio. Viva às tortas de ovos… Delícia!

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Grade... neste caso balde vazio!!!

Apesar das condições adversas à prática de pesca desportiva, lá fomos para mais uma jornada, com o Zé e o Tózinho, na Roca. Insistiu-se no mesmo spot e o Zé no primeiro lançamento apanhou um sargo… o Tózinho foi fisgando um seguido do outro e entre os 400-600g foram 5 no total. Salvaguardar a quantidade de peixe sentido, apesar do verdadeiro “mamar” dos sargos por estas bandas. Muito sabidos, “eles darem… darem, mas levarem que se fartarem…” (provérbio do Tózinho), apesar de estar a pescar com 0,25 fluocarbon… mais uma manhã bem passada.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Sargos...

No passado dia 7 fui com o Zé para mais uma pescaria aos sargos, peixe robusto e de bom porte, conseguiu-se capturar 6 bons exemplares e perdi um que desferrou, com certeza de kg… Correu bem, mas, somente quando estávamos à mesa nos lembrámos… Deveríamos ter tirado fotos para o Blog!? Enfim, fica para mais ver uma foto das condições excelentes do mar.

domingo, 1 de maio de 2011

Desforra...

Após a última pescaria embarcada, optámos por realizar uma desforra monumental pelo que Zé Maria ganhou por 24 a 18, tendo, como á claro a sorte de principiante do seu lado, acompanhado pelo se Ahhh… Ahhh!? Contudo foi mais um dia muito bem passado que, como é claro, ninguém nos tira… Assim terminou estas mini férias na Costa Alentejana, Obrigado.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Pescaria de barco c/ Sogro!

Sol... manhã calma e sossegada, mar num caldo e barco a trabalhar, para a 1ª pescaria da época com o... Sogro !? Boa companhia nestas pescarias. Sonda a bater fundo e já está... à rola... sempre a fisgar... 38 sargos e safias, uns piças e uma garopita... uma manhã bem passada, muito soft nos 18 metros. Para confirmar... amanhã há mais.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

"Sargalhões"...

Ontem, ao anoitecer, na praia da Arquinha e depois na Nossa Senhora, para fugir à bogaria... com o Ferreirinha e o João M., fizemos uma pescaria de sargos.
Mar com condições excelentes para os Bocalarga, mas somente ao cair da noite apareceu um de palmo. Entretanto, forçados a mudar de sítio, fomos acabar a noite a fisgar uns sargos, onde o João Miranda apanhou um com cerca de 900g, o Ferreirinha apanhou dois de 600g e o Jê fez a seguinte pescaria da foto, tendo o maior 650g.
Hoje, 4ª feira temos “Dia de Folga”, não os podemos apoquentar!!! Até breve...

sábado, 23 de abril de 2011

Entascados !

O mau tempo e a passagem da nortada tem vindo a dificultar as pescarias por terras alentejanas. Ontem pela zona do Carvalhal tivemos um atolanço monumental… salvos após hora e meia de espera, pelo trator de reboque- Lá fomos para a Praia da Nossa Senhora fisgar sargos a mamar. Dois ontem e quatro hoje na Pedra Preta em Milfontes, fizeram uma passagem de tarde tb molhada e de esquecer… 

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Páscoa Feliz

São Pedro ! Já chega de chuva...
Considero o litoral alentejano, como o local de eleição à prática da pesca desportiva... então aproveitei estas mini férias para mais uma jornada de pescarias ao bocalarga na zona da Zambujeira do Mar, após dois dias de grade às costas e com condições do mar adversas, somente na zona de Milfontes - Pedra Negra, consegui dois sargos!? As previsões vão melhorar domingo... darei novidades.
Aproveito para desejar a todos uma Páscoa Feliz.

domingo, 17 de abril de 2011

Pargo, bicho feio...

No passado dia 15 o Zé foi ao barco e após uma série de resultados, menos bons, conseguiu capturar este Pargo de 3 kg na zona da Ericeira, mais propriamente no... OCEANO !? Os meus Parabéns.
Obs. Não era necessário o sorriso de orelha-a-orelha, OK :-).

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Forte do Espinhaço

Bela tarde de Sábado para mais uma pescaria, num dos sítios mais deslumbrantes do nosso Portugal – Cabo da Roca, com o Tózinho. Um pescador de bom porte e conhecedor de todas as técnicas imagináveis!? Mar de 2 metros e um vento de “lançar o papagaio”, mas o vício está lá…
Inacessível para alguns, lá estávamos nós com empate direto e chumbada redonda de 40g. a bater no anzol, em zona de muuuita pedra e percebes, a fisgar sargos de meio kilo. Entretanto, as ondas iam refrescando a malta e os sargos eram colocados numa poça a descansar… Camarão no anzol e lá estava outro… era sempre a correr… olha a banana e… tralho monumental, o árbitro apita… e lá estava o Tózinho a nadar na poça… J
Eu, levei um banho e fiquei a pingar… nisto, e sem nos apercebermos, uma onda leva os sargos GRANDES… dah, deixando um único pequeno para a filha do Tózinho. Enfim, ficou mais um pesqueiro para voltar… brevemente.
Quero agradecer a companhia deste amigo pelo sofrimento da descida e … subida.